Os Óscares em Português

Os Óscares são os mais importantes e prestigiados prémios a nível do Cinema. Continuam a ser os prémios que qualquer ator, realizador ou produtor mais aspiram a receber, polémicas à parte.

oscarSabemos que o cinema português tem ainda um longo caminho pela frente, quando falamos de internacionalização, mas não é por isso que títulos nacionais deixam de concorrer à categoria de melhor filme estrangeiro. O último título a tentar foi Cartas da Guerra, filme de Ivo M. Canelas baseado nas cartas de António Lobo Antunes. Portugal detém até um recorde nos Óscares: é o país que mais títulos (33) submeteu à nomeação de Melhor Filme Estrangeiro, sem que nunca tenha conseguido conquistar qualquer distinção.

Mas nem tudo são apontamentos tristes. Existem já dois portugueses que venceram Óscares:

* Carlos de Mattos: este português foi distinguido duas vezes com certificados especiais na cerimónia dos galardões técnicos. Recebeu o seu primeiro Technical Achievement Award por uma parceria em “E.T. O Extraterrestre” e o “Scientific and Engineering Award” pela criação de uma câmara utilizada para filmar obras como “África Minha” e “Cotton Club”.

* Cristopher Hampton: este dramaturgo nasceu no Faial, Açores,
mas foi muito jovem viver para o Reino Unido. Venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, por “Ligações Perigosas”, e foi ainda nomeado para o mesmo prémio, pelo argumento de “Expiação”.

Além destes dois vencedores, temos de mencionar Eduardo Senra. Este diretor de fotografia nunca venceu o prémio máximo, mas já foi nomeado duas vezes para o Óscar, com os filmes “As Asas do Amor” e “Rapariga com Brinco de Pérola”.

Quando falamos de Óscares em português, temos sempre de referir as várias nomeações conseguidas por filmes brasileiros. As películas “Cidade de Deus” e “Central do Brasil” conseguiram o reconhecimento internacional, porém apenas um filme falado em português recebeu o Óscar. Este foi o “Orfeu Negro” que, além do Óscar, venceu também a Palma de Ouro, em Cannes.

Os Óscares deste ano já foram entregues. Teremos de esperar pelo menos mais um ano por nomeações em português.